Conteúdo Programático Semio II

OBJETIVOS

Objetivos de aprendizagem-Domínios cognitivos:

1. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema nefro urológicas

2. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (ITU; prostatite; nefrolitíase; insuficiência renal, distúrbios da micção)

3. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema hemolinfopoiético

4. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (linfadenopatias; discrasias sanguíneas; trombofilias; anemias)

5. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema endócrino

6. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (tireopatias; distúrbios da homeostase glicêmica; disfunções adrenais; dislipidemias; distúrbio do metabolismo do cálcio; hipovitaminoses; distúrbios do ADH; distúrbios hipofisários)

7. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema neurológico

8. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (neuropatias autonômicas e periféricas; lesão do neurônio motor inferior; superior; encefalopatias; meningites)

9. Identificar queixas clínicas relacionadas ao aparelho locomotor

10. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas (artrites, osteoartrose, espondiloartropatias, etc. )

11. Rever aspectos semiológicos do aparelho cardiovascular, respiratório e gastrintestinal


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Raciocínio clínico
2. Narrativa médica
3. Semiologia Sistema Neurológico
4. Semiologia do sistema Hemolinfopoiético
5. Semiologia das hipovitaminoses
6. Semiologia Aparelho Genitourinário
7. Semiologia ginecológica
8. Semiologia do aparelho Locomotor
9. Semiologia do sistema Endócrino
10. Palpitações
11. Tontura/vertigem
12. Infecções tecidos moles
13. Dor articular/partes moles
14. Lombalgia
15. Cefaléia
16. Sopros cardíacos


METODOLOGIA

• Aulas teóricas expositivas e atividades teórico-práticas (grupos de discussão de temas relativos ao programa da disciplina.
• Aulas práticas com treinamento de habilidades semiotécnicas e atendimento supervisionado no Centro de Saúde da UFOP

caderno_semiologia_ii_2016_2.pdf270 KB