Sejam bem-vindos à semiologia!
A partir de agora você dará início ao primeiro contato com os pacientes. O conjunto de recomendações a seguir, elaborado pelos professores do DECME-UFOP pode subsidiar a discussão sob como nos comportarmos em cada unidade de saúde. Certamente, alguns itens podem ser suprimidos, revistos ou acrescidos em função do contexto próprio de cada unidade:
- O Posto de Saúde é um ambiente de trabalho e ensino. O respeito ao paciente, pessoa que busca auxílio para aliviar sua dor, é primordial em todas as atividades.
- Deve-se contribuir para manutenção de ambiente de silêncio e tranquilidade, sem conversas altas e formação de grupos nos corredores.
- É proibido aos alunos realizarem qualquer tipo de atendimento ou procedimento sem a presença e/ou supervisão do professor responsável.
- É obrigatório aos alunos o uso de jaleco/ avental/guarda-pó branco ou roupa branca durante todo o período de permanência no Posto de Saúde, independentemente de estarem realizando atendimento ou não.
-Todos devem portar crachá de identificação em local visível.
- É proibido o uso de bonés, bermudas, shorts, saias e vestidos curtos (acima do joelho), blusas curtas e de roupas muito decotadas.
- É obrigatório o uso de sapato fechado, de acordo com a Portaria 485/2005 do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no DOU de 16.11.2005, sendo proibido o uso de chinelos ou sandálias, mesmo que não estejam realizando atendimento.
- A postura dos alunos que estão acompanhando a consulta deve ser de máximo respeito e silêncio, sendo proibidas conversas paralelas, o uso de telefones celulares e a circulação entre consultórios durante a consulta médica.
- Os consultórios e outros locais devem ser deixados na mesma condição que foram encontrados.
- É proibido sentar ou colocar objetos (livros, mochilas, etc.) nas macas, camas, balcões, pias e mesas dos consultórios.
- Objetos pessoais são de responsabilidade de cada pessoa, cuidado com eventuais perdas dos mesmos.
- É proibido alimentar-se dentro das salas de exame ou de procedimentos e outros ambientes de assistência a pacientes.
- O prontuário é composto pelo registro das consultas do paciente, interconsultas, relatórios e resultados de exames.
- O prontuário fica sob a guarda do serviço de saúde.
- O prontuário só pode ser consultado por profissionais de saúde envolvidos no atendimento ao paciente.
- É proibido o acesso às informações contidas no prontuário por funcionários administrativos ou outros que não estejam envolvidos na assistência ao paciente.
- Nenhuma pessoa externa ao serviço tem direito de acesso ao prontuário do paciente, a não ser com autorização por escrito e devidamente reconhecida do paciente ou de seu responsável legal (em caso de menores de idade ou incapacitados legalmente).
- O acesso ao prontuário só deve ser facultado em caso de projetos de pesquisa devidamente aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Câmara Humana da Universidade Federal de Ouro Preto.
- O prontuário não pode ser retirado do Posto de Saúde em hipótese nenhuma.
- O prontuário é um documento com valor legal e deve ser preenchido com maior clareza e legibilidade possíveis. Devem-se evitar rasuras e o uso de corretivos. Em caso de erro, riscar a palavra ou frase errada, de forma que ainda seja legível, colocar entre parênteses e escrever a forma correta em seguida.
- Todas as folhas do prontuário devem conter a identificação do paciente (nome completo e número do prontuário).
- Ao final do atendimento, deve ser identificado o aluno que realizou o atendimento (assinatura, nome e período do curso) e a assinatura e carimbo do professor.
- O prontuário médico e os formulários devem ser devidamente arquivados, por se tratarem de documentos em caso de fiscalização/auditoria pela Secretaria Municipal ou de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, Conselhos Profissionais Regionais e Ministério Público.
- É proibido o uso de formulários e impressos fora do Posto de Saúde. Este uso pode caracterizar fraude ao Sistema Único de Saúde e passível de sanções judiciais.
- É proibido o uso de impressos e formulários do Posto de Saúde como rascunho.
- Os alunos devem utilizar material próprio e individual para anotações pessoais sobre as consultas que assistirem.
- Todos devem zelar pela preservação e perfeito funcionamento dos equipamentos do Posto de Saúde, comunicando imediatamente qualquer defeito dos mesmos.
- Os equipamentos só devem ser utilizados por pessoas devidamente treinadas.