Ex-professores

Desde a nossa primeira turma, diferentes professores já estiveram conosco na semiologia da UFOP. Nesta seção você poderá relembrar os professores que já ministraram a disciplina aos nossos alunos. Obrigada professores, pelo trabalho executado e pelo conhecimento compartilhado!!!

Carolina Coimbra Marinho
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto no Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Intensiva. Atua no Laboratório de Epidemiologia das Doenças Parasitárias da Escola de Medicina da UFOP. 

Vinícius Tostes Carvalho
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecocardiografia, febre reumática e hipertensão pulmonar esquistossomótica.

Débora Maria Tavares de Andrade
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é médica patologista clínica do Hospital Biocor, professora assistente da Universidade Federal de Ouro Preto e professora da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas-BH), ambos no curso de medicina, auditora da Organizacão Nacional de Acreditacão, membro do Comitê de Especialidade- Patologia - Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho, e vice-presidente do departamento de Patologia Clínica da Associação Médica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia Clínica. Tem também atividade cultural na área de música, tocando dois instrumentos: piano e flauta transversal em três conjuntos: Tom Médico, Orfeu e Trio em Pauta.

Eliane Regina Pereira Michel
Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Barbacena(2000). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cardiologia. 

Janine Dias Alves
Possui graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Velano - UNIFENAS (1999-2004). Especialização de Clínica Médica e Terapia Intensiva no Hospital Madre Teresa e em Nutrição Clínica pelo GANEP (2005-2009). Atualmente é professora substituta de clínica médica da Universidade Federal de Ouro Preto e Coordenadora da Atenção Primária da Rede de Ouro Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em terapia intensiva, Nutrição Clínica e Gestão. 

João Milton Martins de Oliveira Penido
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1976). Titulação em Medicina Interna e Nefrologia Clínica pelo Conselho Federal de Medicina. Mestre em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Foi professor auxiliar da disciplina Fundamentos de Urologia e Nefrologia para os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais da Fundação Lucas Machado de 01/04/87 a 31/03/06. Foi professor substituto nível de Auxiliar ref. 1 do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais:área de concentração:Medicina Geral de Adultos. Professor da disciplina Medicina Geral de adultos I e II e Coordenador da disciplina de Medicina Geral de Adultos I da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi médico do Ambulatório de Referência em Nefrologia Clinica da URS Sagrada Família / Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por 35 anos. Médico nefrologista do Nucleo de Nefrologia de Belo Horizonte. Experiência na área de Medicina Interna, com ênfase em Nefrologia Clínica, atuando principalmente com os seguintes temas:doenças renais primárias e secundárias, nefrolitiase, hipertensão arterial, doença renal crônica, insuficiência renal aguda e diálise.

Luciana van den Bergen
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Ouro Preto e médica clínica da Prefeitura Municipal de Betim. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica atuando na área de pesquisa principalmente nos seguintes temas: bioengenharia, ultrassom e trombólise.

Marcio Weissheimer Lauria
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (1999), título de especialista em clínica médica (2001) e em endocrinologia e metabologia (2003), mestrado em clínica médica pela UFMG (2007) e doutorado em Saude do Adulto pela UFMG (2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da UFMG, preceptor da residencia médica em endocrinologia do Hospital Felício Rocho-HFR e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diabetes, Transplante de Pâncreas, Dislipidemias.

Marcos de Bastos
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) especialização em Hematologia na Universidade de Cambridge na Inglaterra, Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, membro de American Society of Hematology. Desenvolveu mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (2005), doutorado em Clínica Médica pela UFMG (2010) e pós-doutorado em Epidemiologia Clínica pela Universidade de Leiden (Holanda, 2011-2012). Concursado do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, trabalha no IPSEMG desde 1984, onde exerceu a chefia do departamento de Hematologia por 10 anos e a chefia do Departamento de Patologia Clínica por 2 anos. Atualmente participa do projeto de Protocolos Médicos do Plano de Saúde do IPSEMG. Professor da FASEH (Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, curso de Medicina, Vespasiano) desde 2006, atuando nas disciplinas de Semiologia Médica, Medicina Laboratorial, Medicina Baseada em Evidência e Coordena a Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Atua ainda como Coordenador da Comissão Permanente de Avaliação do MEC (CPA) e no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FASEH. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia e Medicina Laboratorial, atuando principalmente nos temas: tromboembolismo, trombofilia e meta-análises.

Maria Lilian Sales
Doutora em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Foi Professora Adjunta do Departamento de Ciências Médicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Programa de Pós Graduação em Saúde e Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é médica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP - HC - USP e Professora em Tempo Parcial do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Mírian Santana Barbosa
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (dez 2011) e Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (jan 2014). Atualmente é mestranda em Promoção de Saúde e Prevenção de Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Ministério da Educação (desde abr 2014) e professora da Faseh - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (desde fec 2016). Foi professora substituta da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (jul 2014 - jul 2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade e Educação Médica. 

Raimundo Marques do Nascimento Neto
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1982), graduação em Ciencias Biologicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1976) e doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, professor da Universidade Federal de Ouro Preto, diretor do Instituto de Hipertensão Arterial de Minas Gerais e professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, cardiologia, doença arterial obstrutiva periférica, hipertensão arterial secundária e endocrinologia.

Roberto Veloso Gontijo
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Residência em Clínica Médica - Credenciada pelo MEC (1981-83) Hospital Alberto Cavalcante (SUS), Mestrado em Saúde Pública - Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Pós-graduação a nível de especialização em Geriatria na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-Porto Alegre (1989). Master Business Administatrion (MBA)-Executivo em Saúde - Fundação Getúlio Vargas (2008). Curso Aperfeiçamento em Administração Hospitalar - Fundação São Camilo (1998). Atualmente é membro do corpo clínico do Hospital Semper, onde atua como Internista, plantonista do Pronto- Atendimento, Professor Adjunto de Medicina Geral de Adultos I e II-Curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP. Professor Titular de Semiologia Médica de Adultos e Habilidades Médicas, da Faculdade de Medicina do VALE DO AÇO/FAMEVAÇO. Professor de Semiologia e da disciplina Integração, Ensino, Pesquisa, Serviço e Comunidade da PUC MINAS/BETIM. Professor do Curso de Pós-graduação da Fundação Unimed. Médico Efetivo da Secretaria Estadual de Saúde de MG/Referência Técnica em dengue, febre amarela e chikungunya do Núcleo de Epidemiologia SRS/MG.

Rodrigo Nunes Lamounier
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Doutorado em Ciências, Disciplina de Endocrinolgia, Universidade de São Paulo (2008). Médico Endocrinologista do Centro de Diabetes de Belo Horizonte (CDBH) e do Hospital Mater Dei.

Silvana de Araújo Silva
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), residência pelo MEC em Clínica Médica (1999-2000) e Geriatria (2001-2002). Mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), ambos em cardiopatia chagásica. Professora adjunto do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (dezembro de 2008-dezembro de 2011). Atualmente ocupa cargo de professora adjunto efetiva do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Minas Gerais (desde Janeiro de 2012). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, geriatria, cardiopatia, educação, clínica e depressão.