Conteúdo Programático Semio I

OBJETIVO GERAL

Introduzir o estudante aos fundamentos necessários à prática da Clínica Médica, capacitando o discente com conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à realização da anamnese e do exame físico geral. Para atingir estes objetivos a disciplina utiliza diversas metodologias/ferramentas: aulas teóricas, seminários e aulas práticas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Domínios cognitivos:

1. Identificar queixas clínicas relacionadas ao sistema cardiovascular, respiratório e digestório.
2. Reconhecer as correlações dos achados semiológicos com as síndromes clínicas geriátricas.

Domínios psicomotores:

1. Ser capaz de realizar o exame físico e descrever o exame clínico dos aparelhos cardiovascular, respiratório e digestório normal.

Domínios psicoafetivos:

1. Reconhecer a importância de avaliar globalmente o paciente.
2. Conhecer e perceber o território e suas redes sociais.
3. Reconhecer o valor dos fatores ambientais e sociais na gênese e manutenção dos distúrbios.
4. Reconhecer o papel educativo do médico nas ações preventivas e assistenciais das doenças.
5. Reconhecer e lidar com a transferência (e a contratransferência).
6. Relacionar-se com a equipe de trabalho à qual pertence.
7. Perceber o paciente no contexto de sua família e seu grupo social.
8. Identificar risco e vulnerabilidade.
9. Aprimorar a comunicação médico-paciente como componente essencial da competência clínica.
10. Compreender o papel das habilidades de comunicação no contexto da consulta médica.
11. Conhecer e aplicar as habilidades básicas de comunicação médico paciente na abertura da consulta, na coleta de dados, na explicação e no fechamento da consulta).

AULAS TEÓRICAS 

1. Biossegurança e acidentes ocupacionais com materiais biológicos 
2. Consulta centrada na pessoa, comunicação e postura
3. Documentos médicos
4. Ectoscopia 
5. Semiologia do Aparelho Respiratório 
6. Semiologia do Aparelho Cardiovascular
7. Semiologia do Aparelho Digestivo 
8. Exame clínico do idoso 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS AULAS TEÓRICAS 

1. Biossegurança e acidentes ocupacionais com materiais biológicos
Identificar as principais situações de risco de exposição a materiais biológicos potencialmente infectantes. Conhecer os procedimentos de precaução padrão e as atitudes preventivas no ambiente de trabalho em saúde. Conhecer os passos recomendados em caso de exposição.

2. Consulta centrada na pessoa, comunicação e postura
Usar vestimentas adequadas; receber o paciente identificando-se e sendo cordial com o mesmo; fazer a abertura da consulta e utilizar as habilidades de comunicação: linguagem corporal, perguntas abertas e fechadas, esclarecimento, parafraseamento, sumarização, reflexão de sentimentos. 

3. Documentos médicos

4. Ectoscopia 
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de avaliar o estado geral do paciente, o nível de consciência, o estado de nutrição e hidratação, o desenvolvimento físico, a fala, a fácies, o biótipo, a atitude e decúbito preferido. Também deverá ser capaz de avaliar suas mucosas, pele, fâneros, musculatura e tecido celular subcutâneo. Deverá ser capaz de avaliar e classificar a marcha do paciente. Realizar a mensuração sistemática e a análise quantitativa das medidas dimensionais do corpo humano e suas aplicações. 

5. Semiologia do Aparelho Respiratório 
Conhecer as particularidades da anamnese do aparelho respiratório, aprender a calcular o índice anos/maço, saber obter na história clínica os sinais e sintomas cardinais, conhecer os fatores de risco relacionados às doenças do aparelho respiratório, realizar a inspeção do tórax e detectar as suas alterações.
Realizar a palpação do tórax e identificar as alterações; realizar a percussão do tórax e identificar as suas alterações; conhecer os sons respiratórios normais e os ruídos adventícios, realizar a ausculta pulmonar e identificar as suas alterações

6. Semiologia do Aparelho Cardiovascular 
Anamnese e exame físico do paciente cardiopata. Discussão sobre sinais e sintomas do aparelho cardiovascular. Exame físico do coração: inspeção, palpação e ausculta. Bulhas cardíacas, ritmo e frequência. Características semiológicas dos sopros e manobras realizadas à beira do leito para ampliar os fenômenos estetoacústicos do coração. Pulsos periféricos. Técnica para aferição da pressão arterial.

7. Semiologia do Aparelho Digestivo 
Conhecer as particularidades da anamnese e exame físico do aparelho digestivo. Saber obter durante história clínica e exame físico sinais e sintomas das doenças mais comuns e relevantes do aparelho digestivo. Conhecer os fatores de risco relacionados às doenças do aparelho digestivo. 

8. Exame clínico do idoso
Saber sobre as peculiaridades do exame do idoso com ênfase da avaliação funcional e especialmente as grandes síndromes geriátricas. Fazer avaliação cognitiva e da mobilidade. 

roteiro_de_semiologia_2016_2.pdf906 KB