O médico deve ter em mente, que precisa responder a 4 perguntas básicas. Cada uma refere-se a um dos quatro tópicos fundamentais da clínica médica:
1) Qual é o problema do paciente? (DIAGNÓSTICO)
2) O que posso fazer por ele? (TRATAMENTO)
3) Qual será o resultado? (PROGNÓSTICO)
4) Por que isso aconteceu? (PREVENÇÃO)
Ao ser procurado pelo paciente, o médico busca responder a esses questionamentos através das ferramentas utilizadas durante a consulta. As fontes de informação clínica podem ser resumidas em três grupos:
- Diálogo (ANAMNESE)
- Observação (EXAME FÍSICO)
- Exames complementares (LABORATORIAIS, DE IMAGEM etc)
A anamnese é a principal ferramenta disponível em se tratando dos instrumentos diagnósticos. A hipótese diagnóstica levantada com base exclusivamente na anamnese, está correta em 56% dos casos de clínica médica. Se juntarmos o exame físico, este valor eleva-se para 73%.
Para que se obtenha um melhor raciocínio durante a consulta, é importante que o aluno saiba diferenciar DADO e INFORMAÇÃO. O dado é apenas um fato, enquanto a informação implica conhecimentos que dão aos dados um significado diferente, de acordo com a situação e o conhecimento que se tem. Sendo assim, agrupar um grande volume de dados de nada adianta se eles não representarem informações clínicas relevantes.
Referência:
BARROS, E. et al. Exame Clínico: consulta rápida, 2. ed. Artmed: Porto Alegre, 2004. Capítulo 1.