Sistema de Avaliação

Prova parcial: 25 pontos 

Prova final: 35 pontos

Prova prática: 20 pontos 

Seminário: 15 pontos

Conceito: 5 pontos

Critérios para avaliação do conceito (5 pontos)

  • Hábitos de trabalho (comportamento ético, assiduidade, pontualidade, apresentação, postura)
  • Qualidade da anamnese e exame físico (execução e registro em prontuário)
  • Relacionamento com paciente e família
  • Desempenho profissional, participação e interesse
  • Relacionamento com paciente/ família/equipe
  • Interação com os diferentes membros da equipe de assistência básica à saúde
  • Presença durante as atividades

Critérios para avaliação prática (MINIEX) (20 pontos)

1. Habilidades na Entrevista Médica: facilita ao paciente contar sua história, direciona efetivamente as questões para obter informações necessárias, adequadas e precisas, responde apropriadamente ao afeto e mensagens não verbais.

2. Habilidades no Exame Físico: segue uma sequência lógica e eficiente, direciona-se ao problema utilizando passos de triagem / diagnóstico de forma balanceada, informa o paciente, é sensível ao conforto do paciente e demonstra modéstia.

3. Qualidades Humanísticas / Profissionalismo: demonstra respeito, compaixão e empatia, transmite confiança, atende às necessidades de conforto do paciente, demonstra modéstia e respeita informações confidenciais.

4. Raciocínio Clínico: ordena seletivamente, executa um levantamento diagnóstico apropriado, considera risco e benefícios.

5. Habilidades de Orientação - Competência Clinica Geral - Organização / Eficiência: explica racionalmente os exames e tratamento propostos, obtém o consentimento do paciente, orienta e aconselha com relação à conduta. Prioriza, é oportuno e sucinto. Demonstra raciocínio, capacidade de síntese, é atencioso e demonstra efetividade e eficiência.

Critérios para avaliação do seminário (15 pontos)

Todos os alunos devem apresentar o seminário, pois as notas são individuais; a ausência equivale à nota zero ao aluno; não existem datas disponíveis para reposição de seminários.

Sequência da preparação do trabalho para o seminário:

Cada subgrupo (dois a três alunos) selecionará um caso clínico atendido no decorrer do semestre. Cada subgrupo deverá escrever um relato de caso clínico (no formato de revista científica), além de uma revisão da literatura sobre o tema. O foco do trabalho deverá ser os achados semiológicos, além das especificidades da anamnese, quando pertinentes. As perguntas principais a serem respondidas durante a análise do caso: Quais dados de anamnese importantes para a avaliação do caso? Quais achados importantes do exame físico para este caso? Dados utilizados para a lista de problemas ou hipóteses diagnósticas? Orientações para a condução do caso?

O trabalho escrito deverá ser entregue ao professor de cada subturma até a 25/11/15. A entrega fora do prazo implicará em perda dos pontos correspondentes a essa parte (cinco pontos).

Cada subgrupo deverá apresentar o caso sob a forma de PowerPoint no dia determinado, sendo que cada apresentação não deverá ultrapassar 20 minutos. A apresentação deverá conter o caso clínico (com fotos, de preferência) e a discussão. Haverá 10 minutos de discussão para cada apresentação. A participação de todos do grupo é obrigatória no trabalho escrito e na apresentação oral.

Avaliação do Seminário:

Parte escrita: 5 pontos (máximo 5 páginas, incluindo referências bibliográficas e relato de caso; até 7ª semana)

Apresentação oral: 10 pontos (participação de todos do subgrupo)

Critérios para avaliação oral

Clareza (valor 1 ponto)

Objetividade (valor 1 ponto)

Capacidade de síntese (valor 1 ponto)

Demonstração de conhecimento do tema (valor 1 ponto)

Organização (valor 1 ponto)

Criatividade (valor 1 ponto)

Conteúdo (valor 1 ponto)

Clareza de expressão (valor 1 ponto)

Qualidade audiovisual (valor 1 ponto)

Respeito ao tempo (máximo 20 minutos) (1 ponto)

Critérios de aprovação

Atingir mínimo de 60% de aproveitamento nas notas, e

Ter no máximo 25% de faltas (atividades teóricas e práticas).