Sistema de Avaliação

Semiologia I

AVALIAÇÕES

PROVAS:
Prova teórica parcial: 20 pontos
O.S.C.E. (Objective, Structured Clinical Examination): 20 pontos
Prova teórica final: 30 pontos

CONCEITOS:
Prática no ambulatório: 10 pontos
Apresentação de caso clínico no EDC: 10 pontos
Comportamento e postura: 10 pontos

TOTAL: 100 PONTOS


HABILIDADES ESPERADAS NAS AVALIAÇÕES PRÁTICAS, O.S.C.E. E CONCEITO:

PRÁTICA NO AMBULATÓRIO
Habilidades na Entrevista Médica: recepciona adequadamente o paciente, interage com o paciente de forma positiva permitindo-lhe contar sua história e dividir seus anseios, direciona efetivamente as questões para obter informações necessárias, adequadas e precisas, responde apropriadamente ao afeto e mensagens não verbais, registra adequadamente as informações no prontuário médico.
Habilidades de comunicação: é articulado, tem uma boa compreensão da fala do paciente.
Habilidades no Exame Físico: segue uma sequência lógica e eficiente. Executa a semiotécnica de forma adequada, informa o paciente, executa o exame físico sendo sensível ao conforto do paciente.
Qualidades Humanísticas / Profissionalismo: demonstra respeito, compaixão e empatia, transmite confiança, atende às necessidades de conforto do paciente, demonstra ao paciente que comunga dos valores da profissão médica e respeita informações confidenciais.
Raciocínio Clínico: ordena hierárquica e seletivamente as condições médicas apresentadas pelo paciente, faz uma listagem de problemas e formula um levantamento diagnóstico/diagnóstico diferencial apropriado, considera riscos e benefícios.
Habilidades de Orientação - Competência Clinica Geral - Organização / Eficiência: explica racionalmente os exames e tratamento propostos, obtém o consentimento do paciente, orienta e aconselha com relação aos vários aspectos da conduta. Prioriza, é oportuno e sucinto.

APRESENTAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS E PÔSTER DURANTE O EDC
Caberá a cada subturma de Semiologia I apresentar casos clínicos vivenciados na forma de Tema Oral e de Pôster, cada subturma apresentará um Tema Oral e um Pôster. Todos os alunos de cada subturma deverão estar presentes e assinar a folha de presença durante estas apresentações.
Sequência da preparação do trabalho para o seminário: EDC
Cada subturma identifica nos casos clínicos atendidos no decorrer do semestre quais serão analisados e preparados sob orientação do professor responsável para apresentação na forma Pôster e ou na forma Oral.
Os trabalhos deverão ser encaminhados à Comissão Científica do EDC nos prazos determinados no EDITAL do EDC. Comunicado será enviado aos alunos com antecedência pela Comissão.
1. RESUMO: Resumo com até 2 parágrafos, a ser distribuído por e-mail para os colegas e para o professor com NO MÍNIMO 1 semana de antecedência da data da apresentação. Incluir os aspectos mais importantes do tema.
2. TRABALHOS - Pôster e Tema oral. Orientações gerais: Com até 72 h de antecedência da apresentação, deverá enviar ao professor responsável (por email) e impresso após correções que se fizerem necessárias.
Os trabalhos devem conter:
Termo de consentimento informado e esclarecido (se necessário)
Titulo
Relação dos autores incluindo a do professor e colaboradores
Introdução
Objetivos
Métodos
Resultados
Conclusão
Bibliografia consultada
Os casos clínicos devem contemplar informações objetivas sobre anamnese, exame físico, lista de problemas, assim como os exames realizados (propedêutica). Diagnóstico: clínico etiológico e anátomo patológico (se realizado). Breve revisão do tema enfocado. Conduta. Conclusão e bibliografia consultada.
Importante: A presença dos alunos de cada subturma na apresentação Pôster e Oral será verificada por assinatura de lista de presença no momento das apresentações. O aluno ausente não receberá a nota (pontuação) dos professores designados para avaliação das apresentações Pôster e Oral.
3. AVALIAÇÃO DO SEMINÁRIO: A avaliação das apresentações oral e pôster no EDC considerará os seguintes aspectos, com os respectivos pesos na nota final (10 pontos): Atribuindo a apresentação do pôster 05 pontos e apresentação oral 05 pontos. Cada subturma será responsável pela preparação de um pôster e de um tema livre oral vivenciado no ambulatório.
4. APRESENTAÇÃO ORAL E PÔSTER: Devem ser apresentados de forma clara, objetiva e dentro do limite de tempo previamente estabelecido. Serão avaliados: Capacidade de síntese, demonstração de conhecimento do tema, organização, criatividade, conteúdo, clareza de expressão, qualidade audiovisual e uso do limite de tempo.
5. TEMPO DE APRESENTAÇÃO ORAL: Tempo total de 15 minutos utilizando os recursos audiovisuais que forem necessários. Após a apresentação serão realizados perguntas e comentários por parte da banca examinadora. Espaço para as perguntas da plateia (até 3 minutos).
* Coesão do Grupo: Apesar da apresentação oral do tema ser feito por um dos membros, todo o subgrupo estará sendo avaliado, assim como a integração entre os componentes e a interação com os colegas dos outros subgrupos.
** Avaliação dos subgrupos: nível de interesse despertado pelo tema apresentado, respeito aos colegas, cooperação para o andamento dos trabalhos durante as apresentações.

CRITÉRIOS PARA O CONCEITO:
- Respeito pelos colegas e outros: demonstra uma atitude de tolerância e não-julgamento para ambos os pacientes e colegas, independentemente de raça, religião ou cultura.
- Cooperativismo: mostra uma vontade de trabalhar em equipe, ajudar, comunicar-se e comprometer, quando necessário, para promover os melhores interesses do paciente.
- Demonstra a sensibilidade: capaz de identificar os interesses, desejos e necessidades dos pacientes e modificar a abordagem clínica em conformidade.
- Capacidade de ouvir: poder de ouvir os pacientes, tolerando seu efeito negativo, ouve e age de acordo com a crítica construtiva, não apresentação/discussão, em detrimento de seu ou seus colegas. Interação com os diferentes membros da turma.
- Capacidade de expressão: capaz de transmitir claramente as informações aos colegas, tanto em contextos formais e informais (por exemplo: tutoriais), capaz de transmitir informações de forma clara, sensível e de adequada aos pacientes.
- Presença: está presente nos locais prática e ensino programados, quando a ausência é inevitável, atua profissionalmente, informando as pessoas apropriadas.
- Motivação para aprender: vontade de pesquisar casos clínicos. Faz bom uso das oportunidades de ensino; demonstra evidência de aprendizagem independente.
- Gestão do tempo: é pontual, capaz de priorizar funções; realiza suas atribuições no prazo estipulado.
- Limites profissionais apropriados: atua profissionalmente em suas interações com pacientes, colegas e pares; entende o desequilíbrio de poder que existe entre médico e paciente
- Reconhecimento das próprias limitações: sabe quando não domina um assunto em profundidade seja conhecimento teórico, habilidades clínicas ou situações profissionais; procura ajuda adequada e não tentar lidar sozinho
- Sensibilidade cultural, religiosa e ética apropriada: demonstra compreensão e respeito aos pacientes e colegas de diferentes crenças culturais, religiosos e éticas, não força as próprias crenças sobre os outros ou discrimina os outros com base na cultura, raça ou religião; atua profissionalmente em situações em que as questões éticas são proeminentes

AVALIAÇÕES TEÓRICAS
Poderão conter questões abertas e/ou fechadas. Após cada avaliação, os estudantes poderão solicitar revisão das questões através da “solicitação” (formulário no fim desta página), que deverá ser enviada por email ao coordenador da disciplina até 24h da entrega do gabarito.

TEMAS DAS AVALIAÇÕES
- Teórica parcial:
1. Biossegurança e acidentes ocupacionais com materiais biológicos
2. Consulta centrada na pessoa, comunicação e postura; Documentos médicos
3. Ectoscopia 1 e 2
4. Semiologia do Aparelho Respiratório 1 e 2
5. Semiologia do Aparelho Cardiovascular 1 e 2
6. Prescrição
7. Otoscopia
8. Semiologia da dor  
- Teórica final:
1. Biossegurança e acidentes ocupacionais com materiais biológicos
2. Consulta centrada na pessoa, comunicação e postura; Documentos médicos
3. Ectoscopia 1 e 2
4. Semiologia do Aparelho Respiratório 1 e 2
5. Semiologia do Aparelho Cardiovascular 1 e 2
6. Semiologia do Aparelho Digestivo 1 e 2
7. Exame clínico do idoso 1 e 2
8. Prescrição
9. Semiologia da dor
10. Otoscopia
11. Oroscopia
12. Dor abdominal
13. Dor torácica
14. Tosse crônica

OSCE (Objective, Structured Clinical Examination): O desempenho do aluno será cuidadosamente observado, permitindo que o domínio de habilidades clínicas possa ser avaliado. As “estações” podem envolver a execução de tarefas clínicas relativamente simples, como a obtenção de partes da história clínica ou a realização do exame físico focalizado de um órgão ou aparelho, ou podem ser estruturadas de modo a requerer a abordagem “completa” de um(a) paciente, com a realização da anamnese e do exame físico, seguidos pela orientação do paciente quanto ao diagnóstico. Questões ou tarefas escritas podem ser acrescentadas, de modo a permitir a avaliação dos aspectos cognitivos inerentes ao raciocínio clínico.

Temas possíveis: 1. Anamnese 2. Exame físico Geral 3. Sinais Vitais 4. Ectoscopia 5. Exame físico do Aparelho Respiratório 6. Exame Físico do Aparelho Cardiovascular 7. Exame Físico do Aparelho Digestivo 8. Exame Físico do Idoso 9. Otoscopia 10. Oroscopia
Utilizaremos os vídeos de semiologia do Rocco como referência para o OSCE.

Observações: Pelas normas da Universidade tem direito a abonos de faltas somente aqueles previsto na Resolução CEPE Nº 1.423 (Art. 3º, § 2). O aluno que comparecer a menos de 75% das aulas será reprovado (cada falta à aula prática corresponde à 5 horas-aula e a cada aula teórica 2 horas-aula).
 

Semiologia II

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

  • Será aprovado o estudante que obtiver, pelo menos, 75% de freqüência das presenças em cada uma das modalidades (teórico e prática).
  • Distribuição de pontos:
    • Primeira prova teórica (parcial): 25 pontos, múltipla escolha ou questões abertas objetivas.
    • Segunda prova teórica (final): 35 pontos, múltipla escolha (todo conteúdo de aulas teóricas e dos GDs)
    • Prova prática: anamnese e exame físico: 20 pontos (data definida pelos professores)
    • Participação em aulas práticas/GDs: 10 pontos (A avaliação da participação dos estudantes levará em conta o interesse, a iniciativa, a técnica)
    • Participação no EDC: 10 pontos- apresentação oral de caso clínico
    • Caso por algum motivo falte a alguma das provas, avise o mais rápido possível ao seu professor(a) e coordenador da disciplina para programar a prova substitutiva e não deixar para o final.

 A nota final da disciplina será convertida a 10 pontos.

 

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