Antropometria

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

A antropometria é o ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. O tamanho físico de uma população pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades e circunferências corporais, e os resultados obtidos podem ser utilizados na confecção de vestuário, equipamentos e maquinário, dentre outros produtos para uso humano. Especificamente no setor da saúde, muitos procedimentos e condutas terapêuticas necessitarão dessas informações para uma prescrição correta. O cálculo da dosagem de medicações, muitas vezes dependem do peso ou do índice de massa corpórea do paciente (IMC). Certos equipamentos como tamanho de tubo orotraqueal, sondas, colar cervical, próteses ortopédicas, por exemplo, também dependem das medidas corporais para a escolha correta. A avaliação nutricional, fundamental no acompanhamento de portadores de hipertensão arterial, nefropatias, diabetes, gestantes e crianças também baseiam-se nas medidas corporais dos indivíduos.. As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

Técnicas para a tomada das medidas antropométricas

a) Peso em criança maiores de dois anos de idade e de adultos: 
- Antes de iniciar a pesagem sempre verifique se a balança está “tarada”.
- A balança deve estar posicionada em piso plano, firme e suficientemente iluminado.
- A pessoa a ser pesada deve estar vestida com um mínimo de roupa (sem sapatos, roupas leves, sem objetos nos bolsos e sem acessórios pesados)
- Peça para que o usuário suba calmamente sobre a plataforma da balança, posicionando-se bem no centro.
- O usuário deverá manter o corpo ereto e a cabeça erguida, com o peso igualmente distribuído nos dois pés e com os braços estendidos ao longo do corpo. Se a balança em uso for eletrônica, o peso aparecerá imediatamente no visor. Se for balança mecânica, destrave a mesma e mova os cursores sobre a escala numérica (primeiro o maior para o quilo e depois o menor para o 2 grama), até que a agulha do braço e o fiel estejam nivelados.Travar novamente a balança, proceder a leitura, sempre de frente para o equipamento e registre no prontuário ou cartão da criança. Considere o peso com uma casa decimal. Por exemplo: 52,0Kg;48,9Kg

b) Altura em crianças maiores de dois anos de idade e adultos:
- Pedir ao usuário que retire sapatos e roupas volumosas. Retirar também adereços da cabeça.
- Utilizar um antropômetro vertical que, tanto pode estar fixo na parede quanto acoplado à balança mecânica.
- Solicite que o usuário posicione-se de costas para o equipamento, com os pés paralelos e os tornozelos unidos  
- Certifique-se que as nádegas e as costas estejam tocando o aparelho (ou a parede) e que os braços estejam caídos ao longo do corpo.
- Com a mão sob o queixo do usuário, posicione sua cabeça de forma que a parte exterior da órbita ocular esteja no mesmo plano do orifício do ouvido.(Plano de Frankfurt)
- Baixe lentamente a haste móvel do antropômetro
- Faça a leitura em metros, com duas casas decimais e registre no prontuário. Por exemplo:1,45m; 1,63m

c) Medida da cirucunferência abdominal:
A MEDIDA NÃO DEVE SER FEITA SOBRE A ROUPA -
O usuário deverá estar de pé, com os braços relaxados ao lado do corpo e com os pés levemente afastados.
- A fita é colocada no plano horizontal ao nível da cintura natural, parte mais estreita do tronco.
- Havendo dificuldade de identificar a cintura, considerar a medida horizontal no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca  A medida deve ser tomada ao final de uma expiração normal, sem comprimir a pele.
- O ponto inicial da fita (ponto zero) deve estar acima do valor medido.
- O valor observado deve ser registrado com precisão de 0,1cm. Por exemplo: 97,3cm; 102,0cm.


Referência:

MINNESOTA DEPARTMENT OF HEALTH - Tradução de Hélio Augusto Ferreira Fontes, 2009, Acessível em: http://www.copacabanarunners.net/sinais-vitais.html .