Docentes

Docentes Semiologia I

Turma 41:

Allan
                                           Allan Jefferson Cruz Calsavara (Lattes)                                                   
COORDENADOR DA SEMIOLOGIA I

Dr. Allan J. Calsavara é Professor Adjunto I de Clínica Médica da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG. Formou-se em Medicina em 2005 pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez residência em Medicina Interna (2010-2011) no Hospital Alberto Cavalcanti / FHEMIG em Belo Horizonte. Ele também tem mestrado e doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical. Além do ensino, atividades clínicas e administrativas, desenvolve pesquisa principalmente em duas áreas de investigação: sepse e cognição. Na sepse, a investigação centra-se nos efeitos da doença no cérebro (ou seja, encefalopatia associada a sepse) em modelos murinos de sepse e em pacientes críticos, ele também investiga o impacto da sepse na cognição e no comportamento. O principal objetivo desta linha é fornecer ferramentas clínicas para ajudar os médicos identificar alterações cognitivas associadas à sepse. Agora, ele está especialmente interessado em investigação translacional com o objetivo de compreender o envolvimento de mecanismos inflamatórios / imunes no comportamento e na cognição. Para este efeito, ele conduz estudos em áreas básicas (modelos animais de inflamação sistémica) e estudos clínicos. Um objetivo secundário desta linha de investigação é a busca de biomarcadores da encefalopatia associada a sepse.

Fausto
Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta (Lattes)

Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando no ensino de clínica médica (Semiologia, Internato) e atenção à saúde do idoso e do trabalhador como pesquisador. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Clínica Médica - Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto (CAPES 4) - pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós graduação Lacto Sensu no Hospital Municipal Odilon Behrens (Clínica Médica), Faculdade de Ciências Médicas (Medicina do Trabalhador) de Minas Gerais e Hospital das Clínicas da UFMG (Geriatria). Participa do conselho gestor do projeto de pesquisa Manejo da Fadiga, saúde mental do trabalhador. Tem experiência na área de Medicina em clínica médica, saúde do trabalhador e geriatria, com ênfase nos seguintes temas: ensino médico, empreendedorismo, inovações e tecnologias para saúde do trabalhador e do idoso, sono, saúde do trabalhador, avaliação cognitiva, fadiga, vitamina D, saúde mental, atenção ao idoso, geriatria, neuropsicogeriatria, envelhecimento, saúde do idoso, demências, doença de Alzheimer, comorbidades, qualidade de vida, atenção domiciliária dor crônica e cuidados paliativos. É editor associado da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2015-2019) e revisor de revistas envolvendo estudos sobre o envelhecimento. Membro do INCT de Medicina Molecular. (UFMG). Presidente do colegiado da graduação entre 2013 e 2014.
 

Turma 42:

Paulo
Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa (Lattes)

Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Fellowship em controle do tabagismo pela American Cancer Society e União Internacional contra o câncer(2003). Experto em controle do tabagismo, com certificação em grau de excelência concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde em 10 de março de 2011 através do Virtual Course Tobacco and Public Health offered through the Virtual Campus of Public Health. Foi vice-presidente da Comissão de tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (gestão 2010-2012). Fez parte da missão da Organização Mundial da Saúde responsável pela Avaliação da Capacidade Brasileira para o Controle do Tabagismo em 2008. Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (1994) e especialista em Pneumologia e Tisiologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (1996). Atuou como Coordenador da comissão de protocolos clínicos do Hospital Alberto Cavalcanti (FHEMIG) de 2007 a julho de 2011. Lecionou Medicina na Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas-BH) de 2010 até julho de 2013. Atualmente é Professor da Graduação dos Cursos de Medicina da UFOP e Uni-BH.
 

Turma 43:

Fausto
Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta (Lattes)

 Carolali
Carolina Ali (Lattes)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Residência médica em infectologia pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG) - Hospital Eduardo de Menezes (2011).  Atualmente é professora auxiliar 40 horas (não DE) da Universidade Federal de Ouro Preto.  Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em infectologia, atuando principalmente nos seguintes temas: DST/Hiv/Aids/Hepatites virais, controle de infecção hospitalar, medicina tropical. 

Turma 44:
 

Paulo
Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa (Lattes)

 

Docentes Semiologia II

Turma 41:

Felipe Ferreira
Felipe Ferreira Guimarães (Lattes)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), com Residência Médica na área de Clínica Médica no Hospital Municipal Odilon Behrens (2014), e na área de Geriatria no Hospital das Clínicas da UFMG (2016). Atualmente é médico plantonista do Hospital Municipal Odilon Behrens. Tem experiência nas área de Clínica Médica, Geriatria e Práticas de Saúde Baseada em Evidências.

Turma 42:


Fabiana Alves Nunes Maksud (Lattes)
COORDENADORA DA SEMIOLOGIA II

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina UFMG, Residência Médica em Clínica Médica e em Endocrinologia e Metabologia, Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG- área de concentração: Gastroenterologia (2005). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e Doutoranda do programa Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica Médica, Semiologia, Endocrinologia, sistema APUD e Educação Médica.

Turma 43:


Alexandre Barbosa Andrade (Lattes)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (2007), atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais e professor assistente de Clínica Médica da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Urgência, Clínica Médica, Semiologia Médica, Farmacologia Médica e Fisiologia. 

Turma 44: